Road Trippin’
Chegou a hora de pegar a estrada. E fotografar muito.
Você já deve ter lido em algum lugar por aqui: “a estrada me liberta e a câmera me completa“. Poucas coisas me dão tanto prazer quanto uma viagem de carro para fotografar. E alguns destinos são propícios para isto.
O que eu proponho aqui é um roteiro de viagem com a fotografia sendo o motivo principal. Um grupo pequeno de pessoas que curtam a fotografia e querem estar no lugar certo e no momento exato para exercerem sua arte.
Como Funciona?
Poder reunir um grupo pequeno de fotógrafos e sair para fotografar as paisagens incríveis deste planeta é uma experiência inesquecível. Mas para que a gente possa se preocupar apenas com nossas imagens, toda a logística da viagem é montada pela Diário de Bordo, uma agência de viagens com mais de 25 anos no mercado e suporte em tempo integral.
Nessas nossas saídas, todo o roteiro é montado levando em conta os melhores lugares daquele destino e que a gente possa estar lá na hora certa. E naqueles momentos que estamos nos deslocando ou descansando no hotel, é uma ótima oportunidade para trocar experiências ou mesmo avaliar o material que já foi produzido. Para ser sincero, não consigo pensar em momento melhor para evoluir nossa técnica do que essa troca de informações com outros fotógrafos e ver como cada um faz para obter suas imagens.
O deslocamento com carro, além de permitir esta interação, nos dá uma certa liberdade ao não depender de terceiros em termos de horários ou mesmo avançar em lugares que uma van não chega.
Aos escolher destinos para poder realizar estes roteiros fotográficos, busco por lugares que cumpram alguns critérios: ofereçam cenas incríveis para quem gosta de fotografar paisagens, os deslocamentos por carro ofereçam a melhor maneira de conhecer o destino, eu já conheça bem o roteiro, sejam de logística pouco complicada e eu não me canse de voltar lá quantas vezes forem possíveis.
Sendo assim, os três destinos aí ao lado preenchem todos os resquisitos e em breve anuncio nosso próximo roteiro.
Patagônia
Meu destino favorito. Próximo de casa, com paisagens belíssimas e também fauna variada, sempre oferece paisagens de tirar o folêgo.
Colorado Plateau
O Oeste dos Estados Unidos e seus impressionantes parques nacionais. Geralmente rodamos por Arizona e Utah, mas Wyoming e California sempre são uma ótima opção.
Islândia
A isolada ilha perto do Círculo Polar é tambem conhecida coma terra do fogo e do gelo. E uma rodovia circunda toda a ilha oferecendo incríveis oportunidades de fotos.
FAQ
Posso estar acompanhado de alguém que não é fotógrafo?
Claro que sim. Apenas é preciso levar em conta que os horários de nossas saídas são um pouco diferentes de viajantes comuns.
Adorei o roteiro, mas só faço fotos com meu celular. Posso participar?
Se este é o caso, deixa eu dizer que você é muito bem-vindo. Eu adoro fotografar com o celular e sempre ensino alguns truques para o pessoal, mas o mais importante é que o tipo de fotos que vamos fazer na maior parte do tempo (paisagens), é muito propícia para ser feita com o celular. Não é o caso nas situações de fauna e fotos noturnas.
Gosto muito de fotografar e acho que estas saídas são uma grande oportunidade de aprendizado. Vou poder fazer perguntas e tirar dúvidas ao longo do roteiro?
A ideia original é uma saída para fotografar, mas ao mesmo tempo é a melhor maneira de aprendizado. Eu estou sempre à disposição para ensinar algo sobre fotografia, tratamento ou impressão. Nos momentos livres gosto de ver as fotos do pessoal e trocar ideias a fim de buscar o melhor resultado. E os demais participantes também sempre são muito solícitos.
Tem caminhada envolvida?
Geralmente, sim, mas nunca caminhadas que envolvam grandes esforços físicos nem por grandes períodos. Os roteiros são pensados levando isto em conta. Mas é necessário poder se locomover sem depender de ninguém.
O roteiro é fechado ou há possibilidade de fazer alguns ajustes?
Nunca é fechado, pois sempre estamos sujeitos a alguns transtornos e às vezes algumas alterações precisam ser feitas. Agora, se você estiver num grupo de amigos, monto o roteiro conforme o interesse do grupo.
Sou iniciante e creio que meu nível seja muito abaixo dos demais participantes. Algum problema?
De forma alguma. Como já comentei, não há problema em mostrar algumas técnicas ou apresentar alguns ajustes mais avançados na câmera, mas exijo que os participantes tenham domínio do seu equipamento.
Isto é curso? Vai ter algum momento de aula?
Não é um curso, mas vai ser tanta informação que você vai se surpreender. Se tivermos opção de nos reunirmos em algum espaço do hotel, compartilho num formato de aula o que for desejado.