Perto de casa
A primeira coisa que eu lembro de ter fotografado eram paisagens. Sempre foi um grande chamado. Então, quando não estou viajando, procuro dar umas fugidas para alguns locais não muito distantes de casa. E uma das primeiras opções é o litoral sul do RS. Completamente diferente do litoral do resto do país, é sempre uma aventura nas praias lineares e desertas.
Ainda no litoral, mas desta vez no estado vizinho de Santa Catarina, aproveitei a pequena baia e os costões cobertos com vegetação para um ensaio diferente.
Muito provavelmente o Rio Grande do Sul seja reconhecido pela sua região serrana e nada mais justo. Mas longe de cidades conhecidas como Gramado e Canela fica São José dos Ausentes, o ponto mais alto do estado. Um dos pontos mais frios do país, é uma área remota, quase que esquecida pelo progresso, mas de uma beleza ímpar. Um dos meus refúgios favoritos.
Ao final de cada página escolho uma imagem que me agrada e faço uma simulação dela como um quadro. O céu se misturando com a água no Guaiba na região de Itapuã, no extremo sul de Porto Alegre, dá o tom minimalista nessa imagem. É uma única foto de uma saída despretensiosa, mas acabou se revelando uma imagem que gosto muito.