Os prédios de Porto Alegre
Foram tantos anos fotografando para arquitetos e construtoras que a fotografia de arquitetura é uma das minhas preferidas. Se longe de casa já me dedico a isso, não haveria desculpas para não vasculhar a própria cidade em busca de prédios que possam render boas fotos.
Todas estas imagens foram produzidas muito mais com o intuito de desenvolver a técnica da fotografia em preto e branco, tanto na obtenção como no tratamento das imagens, do que necessariamente ser um registro formal da arquitetura. Porém, quando colocadas lado a lado, elas mostram um olhar em sincronia e meu gosto pelas linhas e grafismos. São tantas as possibilidades que esse formato oferece que eu levei anos até me considerar apto a fotografar somente em tons de cinza. E existe uma vontade muito grande de aumentar esta galeria.
O Centro Administrativo Fernando Ferrari é um dos prédios que chama a atenção na cidade pela sua forma diferente. De uma época que Porto Alegre era moderna. A obra foi iniciada em 1976, mas só foi inaugurada em março de 1987.
O centro histórico de Porto Alegre abriga vários prédios lindos do arquiteto Theo Wiederspahn, mas estes ficaram para uma próxima investida naquela área. Por sua vez, o edifício Montab sempre chamou minha atenção desde pequeno e se destaca naquela área onde a arquitetura é mais tradicional.
O estádio Beira Rio é um marco na cidade. Sede do Sport Club Internacional, foi remodelado para a Copa do Mundo de 2014 e é um dos estádios mais bonitos do país. Aproveitei aqueles dias de cidade vazia no início da pandemia e fiz esta imagem, a qual passei semanas tratando. Duas paixões retratadas na mesma imagem.
Passando o Beira Rio aparece a Fundação Iberê Camargo, obra do arquiteto português Álvaro Siza. Suas formas diferentes sempre rendem algumas fotos interessantes. Já a orla de Porto Alegre, recentemente inaugurada, é um dos novos cartões postais da cidade e abriga várias quadras esportivas. Sempre lotada nos finais de semana, consegui alguns momentos de tranquilidade para umas fotos voltadas a suas linhas.
Ao final de cada página escolho uma imagem que me agrada e faço uma simulação dela como um quadro. Aqui escolhi um detalhe da imagem do Beira Rio em uma moldura clara para contrastar com a parede e a própria imagem.